Desconto de até 65% em dívidas tributárias com a União
Diga adeus às dívidas com a União! PGFN oferece descontos de até 65%
A Procuradoria Geral da Fazenda Nacional (PGFN) lançou o Edital de Transação Tributária nº 6/2024, oferecendo uma nova possibilidade para contribuintes com débitos inscritos em dívida ativa da União regularizarem suas pendências.
Este edital, publicado em 1º de novembro, está aberto a pessoas físicas, microempreendedores individuais, microempresas e empresas de pequeno porte, além de demais contribuintes, desde que o valor consolidado da dívida seja de até R$ 45 milhões.
Quem pode participar e como funciona
A transação por adesão permite a negociação de débitos inscritos até 1º de agosto de 2024 para a maioria dos contribuintes e até 1º de novembro de 2023 para pessoas físicas e pequenos negócios. Mesmo dívidas em fase de execução judicial, com parcelamento rescindido ou exigibilidade suspensa, podem ser negociadas.
Entre as condições, o edital estabelece que o contribuinte pague uma entrada de 6% do valor total da dívida, dividida em até 6 parcelas mensais. O saldo remanescente pode ser parcelado em até 114 prestações, com possibilidade de redução de juros, multas e encargos legais, de acordo com a capacidade de pagamento do devedor, com limite de até 65% de desconto.
Condições específicas e regras para parcelamentos
O edital também prevê condições específicas para débitos mais antigos e para empresas em recuperação judicial. Nestes casos, a entrada pode ser parcelada em até 12 vezes, e o saldo, em até 108 parcelas, com redução de 100% dos juros e encargos, respeitando o limite de até 65% de desconto. Para empresas em recuperação judicial, o desconto máximo é de 70%.
Para dívidas previdenciárias, o prazo máximo de parcelamento, após o pagamento da entrada, é de 48 meses. Já para débitos garantidos por seguro ou carta-fiança, o edital permite opções diferenciadas de pagamento, mas sem descontos.
Compromissos e restrições
Os contribuintes que aderirem ao edital devem manter a regularidade fiscal junto à PGFN e à Receita Federal, regularizando eventuais novos débitos em até 90 dias. Além disso, os participantes devem desistir de ações judiciais relacionadas às dívidas em até 60 dias após o acordo.
A adesão ao edital pode ser feita até 31 de janeiro de 2025, às 19h. Trata-se de uma excelente oportunidade para os contribuintes reorganizarem suas finanças e regularizarem débitos com condições facilitadas, evitando, assim, futuras complicações fiscais.
Como aproveitar essas vantagens?
Para garantir que você aproveite ao máximo esses descontos, é essencial contar com o suporte de um profissional qualificado. Independentemente do tamanho da sua empresa, uma assessoria especializada faz toda a diferença na hora de explorar essas oportunidades.
Um advogado tributarista pode ajudá-lo a entender os impactos legais e financeiros para o seu negócio, oferecendo orientações e estratégias que asseguram a melhor decisão.
No Pimentel Advogados, temos uma equipe experiente e pronta para oferecer suporte técnico, identificar riscos e maximizar as oportunidades fiscais para sua empresa. Se você tiver dúvidas, entre em contato com nossos especialistas clicando no botão verde ao final desta página.

Formulário paRa
questioNamentos tributários
As respostas das perguntas a seguir são importantes para que possamos responder ao seu questionamento de forma individualizada.
Após o envio das respostas, os advogados do escritório
Pimentel Advogados entrarão em contato com você.
Observação: Nenhuma das respostas escritas neste formulário serão disponibilizadas ou divulgadas, estando todas as informações aqui contidas protegidas pelo sigilo profissional, nos termos do art. 34, VII da Lei 8.906/94.
Gostou? Compartilhe com alguém!

REFORMA TRIBUTÁRIA E COMÉRCIO: COMO REDUZIR CUSTOS E AUMENTAR A COMPETITIVIDADE COM AS NOVAS REGRAS?
