O que fazer ao receber uma notificação de lançamento tributária?

Amanda Leite • 11 de abril de 2024

O que fazer ao receber uma notificação de lançamento tributária?

A notificação de lançamento é um comunicado oficial enviado pela autoridade fiscal para informar o contribuinte sobre eventuais inconsistências que possam ser encontradas nas declarações, do ponto de vista tributário. Essa notificação funciona como um aviso para que o contribuinte tenha conhecimento sobre a situação e possa tomar as medidas necessárias.


Deste modo, quando sua empresa recebe uma notificação de lançamento, seja ela da Receita Federal, ou ainda da Secretaria da Fazenda Estadual ou Municipal, é fundamental adotar uma abordagem cuidadosa para evitar possíveis problemas futuros que possam afetar a saúde financeira do seu negócio.


Aqui estão algumas etapas cruciais que devem ser seguidas:


Primeiramente, mantenha a calma. É comum que empresários reajam com desespero ao receber uma notificação, mas agir precipitadamente, como pagar a dívida imediatamente, nem sempre é a melhor solução para garantir a estabilidade do seu empreendimento.


Atente-se aos prazos estabelecidos na notificação. Geralmente, há prazos definidos para responder ou tomar medidas, e é crucial que, durante este período de tempo, você procure um profissional qualificado que possa te auxiliar a compreender profundamente do que se trata esta autuação.


Ao ler atentamente a notificação, você pode se sentir inseguro, por não compreender o que está acontecendo de fato, por não entender alguns dos termos técnicos que são utilizados, por não saber se aquela cobrança é devida ou não, mas não se preocupe, este é um sentimento normal.


Para lidar com essa insegurança, o melhor caminho é buscar ajuda de um advogado especializado, para que ele possa fazer uma análise detalhada desta notificação, te ajudando a entender do que se trata e, mais do que isso, para construir uma linha de defesa, um plano de ação a ser seguido, tudo para que você tenha a tranquilidade de saber onde está e quais serão os próximos passos.


No Pimentel Advogados, você encontra uma equipe qualificada para te fornecer assistência técnica, orientações sobre os riscos e possibilidades envolvidos e cuidado diligente da saúde fiscal do seu negócio. Caso queira analisar seu caso, entre em contato conosco pelo botão verde que está aqui abaixo, ou envie sua dúvida em nosso formulário de questionamentos tributários.


Formulário paRa

questioNamentos tributários

As respostas das perguntas a seguir são importantes para que possamos responder ao seu questionamento de forma individualizada.


Após o envio das respostas, os advogados do escritório

Pimentel Advogados entrarão em contato com você.


Observação: Nenhuma das respostas escritas neste formulário serão disponibilizadas ou divulgadas, estando todas as informações aqui contidas protegidas pelo sigilo profissional, nos termos do art. 34, VII da Lei 8.906/94.


Gostou? Compartilhe com alguém!

Por Amanda Leite 29 de abril de 2025
Você é aposentado e possui alguma doença grave? Então preste atenção: talvez você esteja pagando Imposto de Renda indevidamente – e pode ter direito à restituição dos últimos 5 anos.
Por Amanda Leite 2 de abril de 2025
Se sua empresa atua no comércio ou varejo, este artigo mostrará os principais impactos da reforma, como reduzir custos e como se preparar para manter sua competitividade .
Por Amanda Leite 31 de março de 2025
Para empresários do setor de transporte e logística, a nova tributação pode significar aumento de custos, impacto nos preços dos fretes e necessidade de revisão de estratégias operacionais. Mas como essas mudanças afetam o seu negócio na prática?
Por Amanda Leite 17 de março de 2025
Os efeitos da Reforma Tributária começarão em 2026, e a nova estrutura mudará radicalmente o modelo de tributação no Brasil. Para empresários da construção civil, as novas regras podem significar um aumento significativo na carga tributária, afetando diretamente custos, contratos e a precificação de obras.
Por Amanda Leite 24 de janeiro de 2025
Mudanças significativas no sistema tributário podem afetar diretamente a tributação de fundos imobiliários (FIIs), fundos do agronegócio (Fiagros) e outros instrumentos financeiros.
Por Amanda Leite 2 de janeiro de 2025
A reforma tributária no Brasil já está em andamento há muito tempo, e você, empresário, precisa ficar atento para não ser pego de surpresa.
VEJA MAIS...