Creditamento do ICMS para empresas de transporte de carga

Eduardo Dieb • 21 de junho de 2022

Creditamento de ICMS para empresas de transporte de carga

O Imposto Sobre Circulação de Mercadorias e Prestação de Serviços (ICMS) é um tributo estadual que incide em toda a cadeia produtiva. Assim, toda comercialização de mercadorias destinada ao consumo ou revenda sofrerá a incidência do ICMS.


Para minimizar o impacto sobre os preços e serviços comercializados, o ICMS possui como característica a não-cumulatividade, ou seja, as empresas que participam de operações com mercadorias/serviços tributadas pelo imposto têm o direito, via de regra, de creditar-se dos créditos de ICMS que incidiram nas operações anteriores.


Este direito, ratificado por decisões do Superior Tribunal de Justiça, tem gerado oportunidade para as empresas de transporte para a redução da carga tributária.


Isso porque, de acordo com a legislação tributária e recentes decisões, é possível aproveitamento do ICMS incidente por ocasião da aquisição de produtos intermediários, ainda que consumidos ou desgastados gradativamente, desde que comprovada a necessidade de sua utilização para a realização do objeto social do estabelecimento comercial.


A título de exemplo, o combustível e o lubrificante adquiridos por empresas de transporte, por serem considerados insumos necessários e imprescindíveis para o desenvolvimento da atividade empresarial, pois utilizados na própria prestação de serviço, gera o direito ao crédito de ICMS.


Somente não será possível o creditamento do imposto nos casos de mercadorias isentas ou não tributadas, assim como as mercadorias e serviços alheios ao objeto social da empresa.


Nós, do Pimentel Advogados, estamos à disposição para sanar quaisquer dúvidas sobre o tema: natalia@nataliapimentel.com



Formulário paRa

questioNamentos tributários

As respostas das perguntas a seguir são importantes para que possamos responder ao seu questionamento de forma individualizada.


Após o envio das respostas, os advogados do escritório

Pimentel Advogados entrarão em contato com você.


Observação: Nenhuma das respostas escritas neste formulário serão disponibilizadas ou divulgadas, estando todas as informações aqui contidas protegidas pelo sigilo profissional, nos termos do art. 34, VII da Lei 8.906/94.


Gostou? Compartilhe com alguém!

Arte do post com o título
Por Amanda Leite 22 de julho de 2025
A reforma tributária está chegando. Recupere seus créditos agora, evite prejuízos e fortaleça sua empresa com apoio jurídico especializado.
Ilustração sobre revisão fiscal e recuperação de tributos pagos a mais por empresas
Por Amanda Leite 17 de julho de 2025
Descubra como sua empresa pode recuperar tributos pagos a mais com segurança e reduzir a carga fiscal antes da Reforma Tributária que inicia em 2026
Imagem ilustrativa com mãos digitando no notebook e chamada para negociação de dívidas com a Receita
Por Amanda Leite 17 de julho de 2025
Negocie suas dívidas com a Receita Federal com descontos e parcelamentos vantajosos. Saiba como aproveitar essa nova oportunidade.
Imagem com texto sobre erros tributários que levam empresas a pagarem mais impostos, moedas ao fundo
Por Amanda Leite 14 de julho de 2025
Descubra os 5 erros tributários mais comuns que aumentam o custo da sua empresa e aprenda como evitá-los com estratégia e segurança jurídica.
Impactos da Reforma Tributária e aumento de custos para empresas em 2026
Por Amanda Leite 14 de julho de 2025
Saiba quais setores sofrerão aumento de impostos com a Reforma Tributária e veja como proteger sua empresa ainda em 2025 com planejamento fiscal.
Por Amanda Leite 4 de julho de 2025
Faltam apenas seis meses para a virada de chave no sistema tributário brasileiro. A partir de janeiro de 2026, começa a transição para o novo modelo previsto na Emenda Constitucional 132/2023. Ainda que a substituição completa dos tributos leve até 2033, os impactos práticos já vão bater à porta das empresas no ano que vem — e quem ainda não se preparou, já está atrasado.
VEJA MAIS...