Por que as empresa no país não duram 10 anos e 1 de 5 fecha a cada ano?

6 de dezembro de 2022

Embora possa parecer um sonho comum ter o próprio negócio com autonomia para implementar sua gestão e trabalhar por um propósito pessoal, os dados fornecidos pelo Estudo do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística - IBGE no tocante ao volume de empresas que fecharam as portas antes mesmo da pandemia, pode trazer uma alerta aos empresários e aos que pretendem empreender.


Além de a maioria das empresas no país não durar 10 anos, 1 a cada 5 empresas fecha após 1 ano.


Os motivos para esses dados negativos podem ser inúmeros, desde a falta de um correto planejamento com assessoramento empresarial, até a inaptidão do negócio ou mesmo dos empreendedores.


Podemos ainda aliar como outro possível fator negativo, a elevada carga tributária brasileira ou até mesmo o
pagamento indevido de tributos.


Vimos atualmente nos Tribunais uma aceleração das Empresas que visaram reconhecer seus tributos pagos indevidamente com a sua repetição do indébito ou até mesmo agindo a fim da reconhecida “recuperação de crédito”.


É possível que as empresas aprimorem o fluxo de caixa a partir de uma revisão da sua própria contabilidade e do seu planejamento tributário, realizado por meio de profissionais aptos a garantir a sua segurança jurídica.


Neste sentido ainda, é de se destacar que segundo dados do próprio IBGE, 95% das empresas pagam impostos indevidamente. Essa estatística pode justificar os dados citados sobre o fechamento das empresas. 


O importante é que as empresas busquem o devido assessoramento, para que reveja a seu planejamento tributário, revisite seus contratos e até haja reativamente na recuperação de crédito e preventivamente com o devido assessoramento.


Por isso, é de suma importância manter a sua contabilidade alinhada ao seu planejamento tributário e sempre contratar profissionais de sua confiança para te auxiliar nesta trajetória no mercado. 


Formulário paRa

questioNamentos tributários

As respostas das perguntas a seguir são importantes para que possamos responder ao seu questionamento de forma individualizada.


Após o envio das respostas, os advogados do escritório

Pimentel Advogados entrarão em contato com você.


Observação: Nenhuma das respostas escritas neste formulário serão disponibilizadas ou divulgadas, estando todas as informações aqui contidas protegidas pelo sigilo profissional, nos termos do art. 34, VII da Lei 8.906/94.


Gostou? Compartilhe com alguém!

Por Amanda Leite 12 de dezembro de 2025
Quanto tempo prescreve a dívida tributária?
Por Amanda Leite 1 de dezembro de 2025
Se você é empresário e acredita que estar com os tributos em dia é suficiente para evitar problemas com o Fisco, este artigo é para você.
Por Amanda Leite 27 de novembro de 2025
A Reforma Tributária de 2025 está saindo do papel e um dos seus pontos mais inovadores é o Split Payment, o sistema que promete revolucionar a arrecadação de tributos sobre o consumo no Brasil.
Por Amanda Leite 25 de novembro de 2025
Imposto Seletivo e o impacto para donos de supermercados Imagine ver o preço de produtos populares como refrigerantes, embutidos, snacks e até itens de limpeza disparar da noite para o dia. Agora imagine que o seu cliente deixa de comprar… e o estoque encalha. Parece exagero? Não é. Essa pode ser a realidade de muitos supermercados com a chegada do Imposto Seletivo, o novo tributo que entra em cena com força total na Reforma Tributária. Se você é gestor, dono ou operador de supermercado, precisa saber agora: O que é o Imposto Seletivo e como ele funciona na prática; Quais produtos do seu mix serão afetados; Como ele pode comprometer sua rentabilidade — e até sua competitividade; E o mais importante: como se preparar para evitar prejuízo.
Por Amanda Leite 19 de novembro de 2025
Reforma Tributária e o Setor de Tecnologia: o que muda com o IBS e CBS?
Por Amanda Leite 15 de novembro de 2025
Quem será mais prejudicado com a Reforma Tributária?
VEJA MAIS...