Revogação de alíquotas de PIS/COFINS sobre Receitas Financeiras podem ter que esperar 90 dias

6 de fevereiro de 2023

Revogação de alíquotas de PIS/COFINS sobre Receitas Financeiras podem ter que esperar 90 dias

Em 30 dezembro de 2022 foi publicado o Decreto nº 11.322/2022, trazendo redução em 50% (cinquenta por cento) das alíquotas das contribuições sociais de PIS/Pasep e COFINS, incidentes sobre a receita financeira auferida por empresas sujeitas ao regime não-cumulativo. 


Com efeitos a partir de 01 de janeiro de 2023, o Decreto reduziu as alíquotas incidentes sobre receitas financeiras do PIS/Pasep de 0,65% para 0,33% e da COFINS de 4% (quatro por cento) para 2% (dois por cento).


Com a alteração de governo, no início de 2023 foi editado um novo Decreto nº 11.374/2023 revogando as disposições constantes no Decreto nº 11.322/2022 e reestabelecendo as alíquotas originalmente previstas, isto é para 0,65% e 4%, respectivamente. 


Nesse cenário, cumpre salientar que a revogação do Decreto nº 11.322/2022 caracterizou evidente aumento das alíquotas das contribuições sociais incidentes sobre as receitas financeiras, sendo necessário, portanto, o respeito ao prazo constitucionalmente estabelecido de 90 dias para exigência de tributo majorado.


Em outras palavras, o aumento das contribuições sociais de PIS/Pasep e COFINS devem respeitar o princípio constitucional da anterioridade nonagesimal, o que impede a cobrança pela União de tributo majorado antes de decorrido o prazo de 90 dias da publicação da norma. 


No último mês, a Justiça do Rio Grande do Sul concedeu liminar à uma empresa de Porto Alegre para adiar para abril o recolhimento das contribuições sociais com as alíquotas majoradas pelo novo Decreto nº 11.374/2023, permanecendo durante esses 90 dias contribuindo com as alíquotas menores estabelecidas pelo Decreto nº 11.322/2022.


Trata-se de importante possibilidade aos contribuintes de assegurarem seu direito de recolher as contribuições sociais com redução das alíquotas nos patamares de 0,33% e 2%, pelo prazo de 90 dias. Se você tem dúvidas se a sua empresa pode usufruir desse direito, consulte o quanto antes advogados especializados na área tributária.


Nosso time está à inteira disposição para possíveis esclarecimentos relacionados ao tema.



Formulário paRa

questioNamentos tributários

As respostas das perguntas a seguir são importantes para que possamos responder ao seu questionamento de forma individualizada.


Após o envio das respostas, os advogados do escritório

Pimentel Advogados entrarão em contato com você.


Observação: Nenhuma das respostas escritas neste formulário serão disponibilizadas ou divulgadas, estando todas as informações aqui contidas protegidas pelo sigilo profissional, nos termos do art. 34, VII da Lei 8.906/94.


Gostou? Compartilhe com alguém!

Reforma Tributária na hotelaria: impactos do IBS e CBS no preço das diárias
Por Amanda Leite 8 de setembro de 2025
Reforma Tributária na hotelaria: entenda como o IBS e CBS podem elevar o preço das diárias. Saiba como se preparar para os impactos.
Empresário analisando execução fiscal e gestão tributária preventiva
Por Amanda Leite 1 de setembro de 2025
Execução fiscal: entenda como transformar cobranças em oportunidade de gestão tributária. Saiba proteger sua empresa e reduzir riscos futuros.
Empresário analisando impactos da Reforma Tributária no fim do PIS e COFINS
Por Amanda Leite 22 de agosto de 2025
Reforma Tributária: PIS e COFINS acabam em 2027. Descubra como sua empresa deve se preparar e proteger créditos. Clique e saiba mais!
entenda se sua empresa deve aderir agora ou esperar condições melhores para negociar dívidas fiscais
Por Amanda Leite 19 de agosto de 2025
Descubra se vale a pena aderir à transação tributária 2025 ou esperar. Guia prático para empresários com estratégias, vantagens e riscos.
Fechamento de empresa sem baixa oficial pode transferir dívidas para o CPF do sócio
Por Amanda Leite 14 de agosto de 2025
Entenda quando o fechamento de empresa pode transferir dívidas para o seu nome e como evitar prejuízos ao seu CPF e patrimônio.
Clínicas médicas podem reduzir impostos e recuperar valores pagos a mais nos últimos 5 anos
Por Amanda Leite 8 de agosto de 2025
Descubra como clínicas médicas podem pagar menos IRPJ e CSLL de forma legal e recuperar valores pagos a mais. Segurança e respaldo jurídico garantidos.
VEJA MAIS...