Revogação de alíquotas de PIS/COFINS sobre Receitas Financeiras podem ter que esperar 90 dias

6 de fevereiro de 2023

Revogação de alíquotas de PIS/COFINS sobre Receitas Financeiras podem ter que esperar 90 dias

Em 30 dezembro de 2022 foi publicado o Decreto nº 11.322/2022, trazendo redução em 50% (cinquenta por cento) das alíquotas das contribuições sociais de PIS/Pasep e COFINS, incidentes sobre a receita financeira auferida por empresas sujeitas ao regime não-cumulativo. 


Com efeitos a partir de 01 de janeiro de 2023, o Decreto reduziu as alíquotas incidentes sobre receitas financeiras do PIS/Pasep de 0,65% para 0,33% e da COFINS de 4% (quatro por cento) para 2% (dois por cento).


Com a alteração de governo, no início de 2023 foi editado um novo Decreto nº 11.374/2023 revogando as disposições constantes no Decreto nº 11.322/2022 e reestabelecendo as alíquotas originalmente previstas, isto é para 0,65% e 4%, respectivamente. 


Nesse cenário, cumpre salientar que a revogação do Decreto nº 11.322/2022 caracterizou evidente aumento das alíquotas das contribuições sociais incidentes sobre as receitas financeiras, sendo necessário, portanto, o respeito ao prazo constitucionalmente estabelecido de 90 dias para exigência de tributo majorado.


Em outras palavras, o aumento das contribuições sociais de PIS/Pasep e COFINS devem respeitar o princípio constitucional da anterioridade nonagesimal, o que impede a cobrança pela União de tributo majorado antes de decorrido o prazo de 90 dias da publicação da norma. 


No último mês, a Justiça do Rio Grande do Sul concedeu liminar à uma empresa de Porto Alegre para adiar para abril o recolhimento das contribuições sociais com as alíquotas majoradas pelo novo Decreto nº 11.374/2023, permanecendo durante esses 90 dias contribuindo com as alíquotas menores estabelecidas pelo Decreto nº 11.322/2022.


Trata-se de importante possibilidade aos contribuintes de assegurarem seu direito de recolher as contribuições sociais com redução das alíquotas nos patamares de 0,33% e 2%, pelo prazo de 90 dias. Se você tem dúvidas se a sua empresa pode usufruir desse direito, consulte o quanto antes advogados especializados na área tributária.


Nosso time está à inteira disposição para possíveis esclarecimentos relacionados ao tema.



Formulário paRa

questioNamentos tributários

As respostas das perguntas a seguir são importantes para que possamos responder ao seu questionamento de forma individualizada.


Após o envio das respostas, os advogados do escritório

Pimentel Advogados entrarão em contato com você.


Observação: Nenhuma das respostas escritas neste formulário serão disponibilizadas ou divulgadas, estando todas as informações aqui contidas protegidas pelo sigilo profissional, nos termos do art. 34, VII da Lei 8.906/94.


Gostou? Compartilhe com alguém!

Arte do post com o título
Por Amanda Leite 22 de julho de 2025
A reforma tributária está chegando. Recupere seus créditos agora, evite prejuízos e fortaleça sua empresa com apoio jurídico especializado.
Ilustração sobre revisão fiscal e recuperação de tributos pagos a mais por empresas
Por Amanda Leite 17 de julho de 2025
Descubra como sua empresa pode recuperar tributos pagos a mais com segurança e reduzir a carga fiscal antes da Reforma Tributária que inicia em 2026
Imagem ilustrativa com mãos digitando no notebook e chamada para negociação de dívidas com a Receita
Por Amanda Leite 17 de julho de 2025
Negocie suas dívidas com a Receita Federal com descontos e parcelamentos vantajosos. Saiba como aproveitar essa nova oportunidade.
Imagem com texto sobre erros tributários que levam empresas a pagarem mais impostos, moedas ao fundo
Por Amanda Leite 14 de julho de 2025
Descubra os 5 erros tributários mais comuns que aumentam o custo da sua empresa e aprenda como evitá-los com estratégia e segurança jurídica.
Impactos da Reforma Tributária e aumento de custos para empresas em 2026
Por Amanda Leite 14 de julho de 2025
Saiba quais setores sofrerão aumento de impostos com a Reforma Tributária e veja como proteger sua empresa ainda em 2025 com planejamento fiscal.
Por Amanda Leite 4 de julho de 2025
Faltam apenas seis meses para a virada de chave no sistema tributário brasileiro. A partir de janeiro de 2026, começa a transição para o novo modelo previsto na Emenda Constitucional 132/2023. Ainda que a substituição completa dos tributos leve até 2033, os impactos práticos já vão bater à porta das empresas no ano que vem — e quem ainda não se preparou, já está atrasado.
VEJA MAIS...