ICMS sobre tarifas de energia elétrica são discutidas na justiça e deve ter uma decisão em breve

6 de dezembro de 2022

Empresários e Contribuintes ao verificarem suas contas de energia elétrica possivelmente encontrarão duas tarifas especificas discriminadas e cobradas em suas faturas, e que integram a base de cálculo do imposto estadual – ICMS –, sendo as tarifas TUSD (Tarifas de Uso do Sistema Elétrico de Distribuição) e a TUST (Tarifas de Uso do Sistema Elétrico de Transmissão). 

 

Essas tarifas compõem o processo de geração de energia, infraestrutura de transmissão e distribuição, e de manutenção para o fornecimento de energia elétrica. No entanto, como a mercadoria principal é a energia elétrica, tem-se que o ICMS deve ter como base de cálculo apenas a tarifa de geração de energia (TE – Tarifa de Energia), excluindo, portanto, as tarifas de distribuição e transmissão. 

 

Por isso, Empresários e Contribuintes de todo o Brasil, já pleitearam a exclusão da TUST e da TUSD da base de cálculo do ICMS por meio de Ação Judicial. 


A discussão aguarda o posicionamento final do Colendo Superior Tribunal de Justiça e a matéria está pautada para julgamento que deve ocorrer ainda em 2022, de qualquer forma, existe Súmula em sentido semelhante do próprio Tribunal Superior que estabelece que “o ICMS incide sobre o valor da tarifa de energia elétrica correspondente à demanda de potência efetivamente utilizada".

 

Ou seja, temos grandes expectativas quanto ao julgamento em questão e que pode beneficiar os Contribuintes com o afastamento do ICMS sobre as tarifas de uso de transmissão (TUST, TUSD).

No Estado de São Paulo a alíquota de ICMS é de 12% para o consumo residencial de até 200 kWh por mês e de 25% para o consumo mensal acima de 200 kWh. Já para o consumo comercial, industrial, serviços e poder público a alíquota de ICMS é de 18%. 


Trata-se de importante economia financeira prevista nessa oportunidade tributária, e contar com um bom time de profissionais para requerer a exclusão das tarifas e calcular os valores pagos indevidamente para eventual compensação é uma ótima alternativa. 


Nós do Tozzi Advogados, estamos preparados e à disposição para quaisquer esclarecimentos sobre o tema.


Formulário paRa

questioNamentos tributários

As respostas das perguntas a seguir são importantes para que possamos responder ao seu questionamento de forma individualizada.


Após o envio das respostas, os advogados do escritório

Pimentel Advogados entrarão em contato com você.


Observação: Nenhuma das respostas escritas neste formulário serão disponibilizadas ou divulgadas, estando todas as informações aqui contidas protegidas pelo sigilo profissional, nos termos do art. 34, VII da Lei 8.906/94.


Gostou? Compartilhe com alguém!

Por Amanda Leite 12 de dezembro de 2025
Quanto tempo prescreve a dívida tributária?
Por Amanda Leite 1 de dezembro de 2025
Se você é empresário e acredita que estar com os tributos em dia é suficiente para evitar problemas com o Fisco, este artigo é para você.
Por Amanda Leite 27 de novembro de 2025
A Reforma Tributária de 2025 está saindo do papel e um dos seus pontos mais inovadores é o Split Payment, o sistema que promete revolucionar a arrecadação de tributos sobre o consumo no Brasil.
Por Amanda Leite 25 de novembro de 2025
Imposto Seletivo e o impacto para donos de supermercados Imagine ver o preço de produtos populares como refrigerantes, embutidos, snacks e até itens de limpeza disparar da noite para o dia. Agora imagine que o seu cliente deixa de comprar… e o estoque encalha. Parece exagero? Não é. Essa pode ser a realidade de muitos supermercados com a chegada do Imposto Seletivo, o novo tributo que entra em cena com força total na Reforma Tributária. Se você é gestor, dono ou operador de supermercado, precisa saber agora: O que é o Imposto Seletivo e como ele funciona na prática; Quais produtos do seu mix serão afetados; Como ele pode comprometer sua rentabilidade — e até sua competitividade; E o mais importante: como se preparar para evitar prejuízo.
Por Amanda Leite 19 de novembro de 2025
Reforma Tributária e o Setor de Tecnologia: o que muda com o IBS e CBS?
Por Amanda Leite 15 de novembro de 2025
Quem será mais prejudicado com a Reforma Tributária?
VEJA MAIS...